Aguarde...
Primeira Página
Plantão WinTrade
Agenda da Semana
Avisos ao Mercado
Linha direta com a Win
Colunistas
Alexsandro Nishimura
Bastter
Bruno Gonçalves
Choung Wei Su
Fábio Portela
Felipe Miranda
Filipe Villegas
Igor Graminhani
Nanna Pretto
Rogério Favalli
Relatórios Análise Gráfica
Fique de Olho
Radar Win
Rastreador de Figuras Gráficas
Semanal de Trades
Trades Recomendados
WinPoints
Relatórios Fundamentalistas
Alteração Partic. Relevante
Balança Comercial
Contratos em Aberto
Monitor de Ofertas
Morning Call
Pesquisa Mensal do Comércio
Proventos
Outros Relatórios
Long & Short

SANB4: baixa liquidez exige mais experiência no mercado

Por: Redação WinTrade

02 de julho de 2010 | 15h57

“Gostaria de uma opinião sobre o papel SANB4. Estou fazendo um investimento nele e quero saber quais são as perspectivas”, enviado por Thiago Facciolli

A revisão das perspectivas de vários bancos brasileiros de estável para positiva, feita pela agência Fitch Ratings no dia 30 de junho, fez com que os investidores olhassem com mais carinho para o setor bancário, visto com certa desconfiança desde a crise dos subprimes, em 2008. Com o bom resultado divulgado no 1T10, o Santander Brasil, terceiro maior banco privado do País, que detém 9,3% do mercado, manteve-se no patamar positivo. Porém, devemos prestar bastante atenção quando o assunto são os ativos do banco espanhol listados na BM&FBOVESPA.

Todo cuidado é pouco para investidores que estão de olho no papel PN do Santander (SANB4). “É preciso ficar atento à sua baixa liquidez e não adianta o investidor querer operar com um volume de recursos baixo. Não é recomendado para inexperientes no mercado. Por ter um valor nominal baixo, qualquer variação significa bastante em termos percentuais”, afirma Christian Cayre, analista gráfico responsável pelo site chrinvestor.com. Ele diz que a unit (combinação de ativos ON e PN) SANB11 é mais indicada para pessoa física, já que possui mais liquidez. E revela que, segundo análises gráficas, o papel PN apresenta uma tendência lateral, tendo uma congestão entre R$ 0,15 e R$ 0,20 nos últimos seis meses.

A mudança no recolhimento compulsório sobre depósitos à vista para 45% até 2014, anunciada pelo Banco Central no último dia 25, é vista pelo Santander apenas como retirada de uma medida adotada para minimizar os efeitos da crise e não traz grande preocupação. “O BC fez isso para retornar uma situação anterior à crise. Isso pode reduzir um pouco o ritmo de crescimento da carteira de crédito, mas não acredito que seja significativo”, afirma Alcides Leite, professor de economia da Trevisan Escola de Negócios.

O economista e analista de mercado, José Góes, acredita que a saúde econômica brasileira possa ter dado um fôlego a mais para o setor Bancário e acredita que os papéis do Santander sejam um investimento para aqueles que não estejam preocupados em realizar lucros tão rapidamente. “Bancos normalmente têm uma rentabilidade positiva e o Santander, que tem bastante entrada no Brasil, está bem capitalizado após a oferta pública de ações feita no ano passado. Se o País mantiver o atual nível de crescimento, a tendência é que haja um aumento na carteira de crédito. Ao contrário da ação PN, a unit é um ativo interessante para médio e longo prazo”, afirma.

O Brasil se “safou” da crise que assombrou o mundo, o que vem favorecendo o aumento da procura por crédito e, consequentemente, o setor Bancário. Entretanto, Góes diz que o investidor deve ter um pé atrás. “Por ser um banco de um país no centro da crise, qualquer agravamento na situação econômica pode gerar especulações em relação ao Santander. Com isso, pode haver reflexos aqui no Brasil, apesar das atividades serem independentes. Sempre há a possibilidade de sobrar algum ativo ‘podre’. Também não vejo muito ‘upside’ no setor, que já está bem precificado”.

O papel PN do Santander (SANB4) teve uma desvalorização de 5,55% no mês de junho, enquanto no ano sofreu uma queda de 22,72%. Já a unit (SANB11) caiu 3,52% em junho e 8,72% no ano.

Acompanhe tudo o que rola de novo na WinTrade.
Gostou? Divida essa experiência com seus amigos.
Sua opinião é muito importante! Diga o que achou da página da WinTrade e dê sugestões.
Avalie esta página
X
Gostaríamos de ouvir seus comentários. Qual sua opinião sobre esta página?

Ótima
Boa
Regular
Ruim
Comentário: Enviar