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Tática x Estratégia

Por: Fernando Góes

04 de junho de 2010 | 15h55

O que significa cada uma e o que elas podem fazer por você no mercado

Existe uma frase muito boa que diz assim: “planejamento sem ação é inútil, ação sem planejamento é fatal”. Substitua a palavra planejamento por estratégia e, ação por tática, essa é a mensagem que quero passar neste artigo. Para ser um vencedor, não só no mercado, mas como em tudo na vida, é preciso ter muita estratégia e, pelo menos, alguma tática! Então, vamos tentar entender a diferença entre as duas palavras.

Estratégia, não é a toa que a coloco sempre na frente. Trata-se do principal segredo de tudo. Com estratégia você planeja realmente o que quer, início, meio e fim. Sabe aonde quer chegar, principalmente no longo prazo. Agora, dentro das estratégias você, obrigatoriamente, deve saber qual “tática” usar. Ou seja, tática é a forma como você fará para que sua estratégia seja bem sucedida. Essa é a diferença básica entre as duas.

Se a estratégia representa os fins, as táticas são os meios. Por exemplo, um time de futebol pode ter como sua principal estratégia jogar na defesa, quando o empate o classificar para a próxima fase. Mas se o goleiro adversário cair no chão e o time perceber, ele vai chutar para o gol sem hesitar, em uma ação puramente tática. No mercado acontece o mesmo. Você pode ter a estratégia de comprar em suportes para ter stops curtos, quando errar, e objetivos maiores, quando der certo. Mas o que você faria se, em um belo dia, o mercado abrisse com forte gap de baixa, pulando seu stop? Você teria que usar uma decisão puramente tática, mesmo que sempre a favor de sua estratégia, como vender, segurar, aumentar o stop, ver como fecha o dia etc.
 
Enquanto a estratégia é abstrata e baseada em objetivos de longo prazo, a tática é concreta e fundamentada no melhor movimento a se fazer de imediato.  Nossas decisões sempre serão uma mistura de análise e experiência. O que precisamos é ter consciência desse processo para, assim, conseguir aperfeiçoá-lo. Devemos ter uma visão ampla para avaliar as profundas consequências de nossas decisões práticas, ou, em outras palavras, necessitamos muito de estratégia para manter nossas táticas no rumo dela.

Acredito que é possível transformar um computador em ótimo tático, muitas vezes melhor do que o ser humano. O fato da máquina não ter emoção a torna muito mais disciplinada do que o próprio homem. Você pode, por exemplo, comprar um papel a R$ 40 e programar uma ordem Stop de venda em R$ 38,00, com um target (ganho potencial) a R$ 44,00, assim você perde menos quando erra e ganha mais quando acerta. Se o computador sempre agir dessa forma, tende a ser vencedor matematicamente no longo prazo.

Mas o que fazer quando o exemplo do gap acontecer? E quando não chegar no exato valor que você determinou ou a liquidez do papel não permitir que você consiga o lote inteiro no seu preço? Os computadores podem executar ordens sem errar ou ter influências emocionais e até fornecer respostas, mas são incapazes de criar as perguntas. E o principal segredo para manter o curso e ser bem sucedido é, justamente, descobrir as perguntas certas, como “qual é sua estratégia de longo prazo?” ou “quais táticas de curto prazo você seguirá?”.

Dia após dia uma onda cada vez maior de informações ameaça obscurecer a estratégia, já que aumentam muito os detalhes, como números, análises, reações etc. Por isso, as táticas serão fortes e corretas somente quando a estratégia por trás de tudo for sólida e clara.

Em meu próximo artigo, pretendo separar concretamente quais táticas e estratégias podem ser adotadas, nos aproximando cada vez mais do nosso perfil.

Para finalizar e ilustrar tudo o que foi dito, reproduzo a frase de Sun Tzu em “A arte da guerra”: “A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória, tática sem estratégia é o ruído antes da derrota”.

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